Trabalhos completos do VI EPEA

0005-1

 Política e programa de educação ambiental no município de Mesquita/RJ: um caso de participação popular na construção de uma política pública

0007-1

Concepções e Práticas de Educação Ambiental presentes nos Projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) 

0009-2

Bioética: aportes para uma ética ambiental libertadora 

0009-3

 Filosofia Latino-Americana: pressupostos para a “libertação” ambiental

0012-1

O paradigma moderno e a educação ambiental: sociedade de risco e/ou sustentabilidade 

0014-2

Educação Ambiental em escolas próximas ao Pólo Industrial de Campos Elíseos: a influência do contexto industrial e do risco 

0018-1

A educação ambiental crítica e a responsabilidade social: uma disputa entre o conflito e o consenso

0018-3

 Movimentos sociais e educação ambiental: contribuições para uma aproximação necessária

0021-1

Levantamento do perfil profissional e da percepção sobre a educação ambiental de educadores/as de uma escola rural (Araras – SP) 

0022-1

 A educação ambiental e o projeto de sociabilidade das classes dominantes: um estudo sobre um projeto da terceira via no Brasil

0022-2

Educação ambiental à brasileira e o contexto de robustecimento das escolas públicas 

0022-3

 Educação ambiental e responsabilidade social: transformação ou reprodução da realidade socioambiental?

0025-1

 Educação ambiental e animais não humanos: linguagens e valores atribuídos por professoras do ensino fundamental

0027-1

 Aspectos teóricos e metodológicos do Círculo de Cultura: uma possibilidade pedagógica e dialógica em educação ambiental

0028-1

 Discursos estruturantes das políticas federais de educação ambiental: Estado, sociedade civil, crise socioambiental e o lugar da escola

0029-1

 A pesquisa em educação ambiental no centro-oeste brasileiro: um estudo da produção acadêmica das áreas de educação e ensino de ciências

0031-1

 A educação ambiental na formação de educadores: ideologia e consenso

0032-1

 Arte popular e educação ambiental de resistência no Pantanal: integrando saberes em diálogo 

0034-1

 A pesquisa em educação ambiental e a utilização da história oral: a narrativa das mulheres do quilombo de Mata Cavalo

0035-2

 Os movimentos sociais e a educação ambiental crítica

0036-1

 Caminhos socioambientais e entrecruzamentos: educadores/as ambientais e os sujeitos coletivos e engajados

0036-2

 Estudos culturais em educação ambiental: usos e consumos

0039-1

 A perspectiva participativa para a inserção da educação ambiental crítica em escolas da Baixada Fluminense

0040-1

 Educação ambiental e as escalas local e global apresentadas em teses e dissertações

0041-1

 Contribuições da pesquisa em educação ambiental nas ANPEd nacional e sul para a construção de um referencial do campo

0043-1

 “Depredação do patrimônio escolar": um trabalho envolvendo a educação ambiental e a educação matemática

0050-1

 Qualidade de vida no trabalho: a educação ambiental interferindo no cotidiano da empresa

0050-2

Crítica sócio-ambiental e formação da consciência ambiental, limites da educação institucionalizada para uma transformação radical do modelo societário 

0050-3

 Educação ambiental no cotidiano escolar: um estudo de caso no município de Volta Redonda/RJ, o projeto “Aprendendo a reciclar” 

0051-1

Percepção ambiental da comunidade escolar do IF-SC Campus Florianópolis-Continente

0052-1

 Potencialidade de contextos colaborativos para a formação continuada e ambiental de professores

0055-1

 As percepções ambientais de educadores/lideranças municipais de Barracão/RS sobre meio ambiente, unidades de conservação e sobre o Parque Estadual de Espigão Alto

0059-1

Abordagens da biodiversidade em artigos de mídia impressa e possibilidades de contextualização na perspectiva da educação ambiental crítica

0061-1

 Contribuições da abordagem CTS para a educação ambiental: os "lugares" do ambiente na produção científica sobre CTS

0061-2

 Compreendendo a formação do sujeito ecológico de monitores ambientais

0063-1

 Anti-ecologismo no Congresso Nacional:  o meio ambiente representado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal

0066-1

 Comunicação ambiental e extensão universitária: o blog educorumbatai

0069-1

 Estruturas brasileiras da educação ambiental e contempladoras da Carta da Terra

0069-3

Percepção ambiental e a construção do conceito de meio ambiente entre estudantes do ensino fundamental em Montese / MS 

0070-1

 Abordagens do tema mudanças climáticas na televisão e na escola: interações na perspectiva da educação ambiental crítica

0074-1

 A relação da comunidade escolar ribeirinha do Juruá com a educação ambiental

0075-1

 A atividade de experimentação e a educação ambiental na disciplina química geral experimental 

0077-1

 Educadores e suas representações sociais sobre a Floresta Nacional de Passo Fundo, RS e sobre EA

0078-1

 Tendências dos artigos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA)

0080-1

 Análise sobre o tema percepção em uma revista eletrônica de educação ambiental: possíveis contribuições da teoria Merleau-pontyana

0083-1

 Caminhos para a educação ambiental crítica na escola: a opção pela concepção, sua fundamentação teórica e a questão da formação dos professores

0084-1

 A criança e suas concepções de ambiente: o desenho e o diálogo como instrumentos de avaliação em projetos de educação ambiental

0086-1

O Sujeito Ecológico em questão: entre a formação e a prática

0089-1

 A concepão de educação e a condução de processos participativos na gestão ambiental. O caso do Conselho Ambiental da Ilha dos Marinheiros (Rio Grande – RS)

0090-1

 Natureza e estranhamento na lógica do capital: limites e contradições do desenvolvimento sustentável

0092-1

 A produção de dados e a pesquisa em educação ambiental através de um dispositivo audiovisual

0104-1

 As disputas ideológicas na construção do Programa Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro

0109-1

 Resgate linguístico no territórios do Rio São Francisco: causos e modas de viola como instrumento de educação ambiental

0121-1

 A pesquisa sobre formação de professores em educação ambiental: eixos temáticos nas áreas de educação e de ensino de ciências e matemática (2003-2007)

0123-1

 Diálogo sobre percepção e metodologias na educação ambiental

0124-1

 A pós-graduação "lato sensu" em educação ambiental: um estudo de caso no estado do Paraná

0125-1

 As temáticas do meio ambiente e da educação ambiental nas Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais

0127-1

 Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil

0128-1

 A contextualização na educação ambiental: análise de um curso de formação de professores da educação básica intitulado "Meio ambiente e você professor – uma rede de saberes"

0132-1

 Investigando a prática pedagógica de professores/as da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre a presença da educação ambiental em uma Escola de Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS 

0134-1

 Reinventando a educação ambiental: a construção coletiva de uma obra audiovisual

0136-1

 A construção de redes de saberes virtuais e a aplicação no currículo vivido e eraticado de professores/as: experiências do processo formador em educação ambiental à distância no Espírito Santo

0137-1

 O sentido crítico e emancipatório na política pública da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente - Gestão do Governo Lula (2003-2006)

0137-2

 Políticas públicas de educação ambiental em tempos de mudanças climáticas: um diálogo necessário em um mundo de (in)certezas

0139-1

 A contribuição do pensamento de Karl Marx para se (re)pensar a Educação Ambiental

0142-1

O tema ambiente no livro didático de biologia: uma análise de conteúdo de três unidades temáticas

0143-1

 Contradições entre o público e o privado nas relações institucionais de um projeto de educação ambiental no licenciamento: o caso do Projeto Pólen/RJ

0144-1

 Pesquisa de campo: uma possiblidade de interação e educação ambiental  com consumidores em supermercados (Ilha Solteira, SP)

0145-1

 Educação ambiental no contexto das mudanças globais: percepção de alunos e professores e possibilidades a partir de um jogo

0147-1

 Cursos Superiores de Turismo com ênfase/enfoque em Meio Ambiente: considerações sobre a inserção da Temática Ambiental no Ensino Superior

0150-1

 Os contextos e abordagens do termo “tema gerador” na pesquisa e ação em educação ambiental escolar no período entre 1997 e 2009

0150-2

A concepção educacional freireana e o contexto escolar: subsídios à efetivação das dimensões “pesquisa e ação” em Educação Ambiental na escola  

0151-1

 A integração das TIC na pós-graduação em educação ambiental: a nova postura do professor no processo educativo

0152-1

 Estudo sobre possibilidades didáticas para o ensino de ciências e educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental

0153-1

 Educação ambiental e meio ambiente no curso de pedagogia da UNEB Campus XII: a percepção ambiental do/a universitário/a- professor/a

0156-1

 As três dimensões da educação ambiental – política, valorativa e dos conhecimentos - nos projetos político-pedagógicos de cursos de pedagogia de universidades federais brasileiras

0159-1

 Educação ambiental e a visitação em unidades de conservação: refletindo sobre as possibilidades e potencialidades de contato com a natureza

0160-1

 A educação ambiental como política pública: arranjos institucionais e aprendizados coletivos

0161-1

 A importância de uma análise crítica do cinema ambiental

0163-1

 Escola sustentável e educação ambiental: os saberes de uma comunidade na formação da cultura da sustentabilidade

0164-1

 Fontes de informação dos professores sobre educação ambiental: o esvaziamento da dimensão intelectual do trabalho docente

0169-1

Educação ambiental crítica e “Vivir Bien” (Suma qamaña) 

0170-1

 Políticas públicas de educação ambiental: um estudo das agendas ambientais

0171-1

 “O tema água nos livros didáticos de Ciências da Natureza, o cotidiano (global-local-global) e as questões ambientais.”

0175-1

 O discurso da interdisciplinaridade e da sustentabilidade nos projetos de EA escolar: desafios para políticas e pesquisas

0177-1

 Problematizando a formação de professores educadores ambientais

0178-1

 Avaliação de um processo formativo de educadoras e educadores ambientais por um coletivo educador (CESCAR, São Carlos, S.P.) 

0180-1

 Atuação de organizações da sociedade civil nas questões socioambientais urbanas: aproximações com o campo da educação ambiental para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis

Itens: 1 - 88 de 88