Trabalhos vinculados ao GDP “Pesquisa em EA e Formação de Professores/Educadores”
Trabalhos vinculados ao GDP “Pesquisa em EA e Formação de Professores/Educadores”
Em cada Grupo de Discussão de Pesquisa (GDP), a temática será desenvolvida, priorizando-se os trabalhos apresentados no VI EPEA e que foram vinculados ao GDP, constituindo-se num espaço produtivo para socialização, aprofundamento e ampliação das discussões sobre cada trabalho a partir do foco temático do GDP. Os coordenadores dos GDPs terão acesso aos trabalhos com antecedência, de forma a permitir o planejamento das atividades a serem desenvolvidas.
(clique sobre o código do trabalho para download)
GDP: PESQUISA EM EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES/EDUCADORES
Coordenação: Prof. Dr. Mauro Guimarães – UFRRJ
CÓDIGO |
TÍTULO DO TRABALHO |
A educação ambiental na formação de educadores: ideologia e consenso |
|
A perspectiva participativa para a inserção da educação ambiental crítica em escolas da Baixada Fluminense |
|
Crítica sócio-ambiental e formação da consciência ambiental, limites da educação institucionalizada para uma transformação radical do modelo societário |
|
Potencialidade de contextos colaborativos para a formação continuada e ambiental de professores |
|
As percepções ambientais de educadores/lideranças municipais de Barracão/RS sobre meio ambiente, unidades de conservação e sobre o Parque Estadual de Espigão Alto |
|
Abordagens da biodiversidade em artigos de mídia impressa e possibilidades de contextualização na perspectiva da educação ambiental crítica |
|
A relação da comunidade escolar ribeirinha do Juruá com a educação ambiental |
|
A atividade de experimentação e a educação ambiental na disciplina química geral experimental |
|
Educadores e suas representações sociais sobre a Floresta Nacional de Passo Fundo, RS e sobre EA |
|
Tendências dos artigos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) |
|
Caminhos para a educação ambiental crítica na escola: a opção pela concepção, sua fundamentação teórica e a questão da formação dos professores |
|
A pesquisa sobre formação de professores em educação ambiental: eixos temáticos nas áreas de educação e de ensino de ciências e matemática (2003-2007) |
|
A pós-graduação "lato sensu" em educação ambiental: um estudo de caso no estado do Paraná |
|
A contextualização na educação ambiental: análise de um curso de formação de professores da educação básica intitulado "Meio ambiente e você professor – uma rede de saberes" |
|
Investigando a prática pedagógica de professores/as da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre a presença da educação ambiental em uma Escola de Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS |
|
A construção de redes de saberes virtuais e a aplicação no currículo vivido e eraticado de professores/as: experiências do processo formador em educação ambiental à distância no Espírito Santo |
|
A integração das TIC na pós-graduação em educação ambiental: a nova postura do professor no processo educativo |
|
Estudo sobre possibilidades didáticas para o ensino de ciências e educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental |
|
As três dimensões da educação ambiental – política, valorativa e dos conhecimentos - nos projetos político-pedagógicos de cursos de pedagogia de universidades federais brasileiras |
|
Problematizando a formação de professores educadores ambientais |