O VI EPEA

             A proposta do VI Encontro “Pesquisa em Educação Ambiental” (EPEA) foi concebida visando aprofundar as discussões sobre a pesquisa em educação ambiental (EA) sob o foco específico dos programas de pós-graduação no Brasil, assumindo a responsabilidade de dar continuidade às discussões sobre a pesquisa em EA realizadas nas cinco edições anteriores do EPEA, no período de 2001 a 2009.

            A história bem sucedida dos EPEAs tem sido evidenciada pela participação expressiva da comunidade científica  envolvida com a pesquisa em educação ambiental e pelos desdobramentos do evento que resultaram na criação da Revista “Pesquisa em Educação Ambiental” (ISSN 1980-1165) – REVIPEA, classificada no sistema Qualis da CAPES como B2 junto às áreas de Educação, Interdisciplinar e Ensino de Ciências e Matemática; B3 junto às áreas de Direito, Geografia e Sociologia; B4 junto à área de Psicologia; B5 junto à área de Ecologia e Meio Ambiente; e C junto à área Filosofia/ Teologia.

            Essas classificações da REVIPEA ilustram bem a apropriação da EA pelas diferentes áreas do conhecimento, o que justifica a importância de se discutir a presença das pesquisas em EA nessa multiplicidade de áreas e, consequentemente, nos diferentes programas de pós-graduação nos quais essas pesquisas são desenvolvidas.

            Como sabemos, a pesquisa em EA vem se constituindo nas últimas duas décadas dentro de programas de pós-graduação estruturados em diferentes formatos e modelos e em diferentes áreas do conhecimento. Soma-se a isso a influência impactante das políticas nacionais de Pós-Graduação na estrutura desses Programas e, consequentemente, no contexto, no tipo, na qualidade e na quantidade da produção científica que é desenvolvida.

            A temática proposta para essa sexta edição do EPEA traduz o nosso entendimento de que a reflexão sobre a pesquisa em EA passa, necessariamente, pela compreensão do seu contexto de produção, o que inclui as características dos programas de pós-graduação nos quais as pesquisas em EA se situam e se institucionalizam. É nesse contexto que o tema escolhido foca a sua discussão na análise e reflexão sobre a inserção da pesquisa em EA na pós-graduação do Brasil, assumindo como objetivos:

 

- Refletir sobre a inserção da pesquisa em EA na pós-graduação do Brasil.

- Discutir a influência do sistema de pós-graduação nas pesquisas em EA

- Analisar experiências concretas de pesquisas em EA em diferentes modelos de programas de pós-graduação.

 

            Paralelamente às discussões sobre a educação ambiental e a pós-graduação no Brasil, o VI EPEA manteve seus espaços para a discussão e aprofundamento de temáticas relevantes para a pesquisa em EA por meio dos Grupos de Discussão de Pesquisas (GDPs) e de uma mesa-redonda específica para a discussão e socialização dos relatos desses GDPs.

            Além de contar com a apresentação de 88 trabalhos de pesquisa em EA, essa sexta edição do EPEA contempla também uma conferência internacional sobre a pós-graduação e a pesquisa em EA na Espanha, uma conferência nacional sobre o Plano Nacional de Pós-Graduação, e duas mesas-redondas sobre a pesquisa em EA na pós-graduação brasileira e em diferentes áreas do conhecimento.

            Convidamos a todas/os a estarem conosco nesse movimento contínuo e sistemático de aprofundamento e reflexão sobre as pesquisa em educação ambiental no Brasil.

 

Comissão organizadora do VI EPEA